Com o intuito de proporcionar uma melhor qualidade de vida aos moradores da Regional Nacional, estão sendo realizadas uma série de intervenções nos bairros da região. Destaque para ações de microdrenagem, tapa-buracos, troca de lâmpadas e muito mais.
Ações de manutenção visam garantir a qualidade ambiental dos locais e evitar alagamentos, para isso, estão sendo executadas a implantação de sarjeta e a escavação de vala para microdrenagem, na rua Águas Formosas, no bairro Pedra Azul. No bairro Chácaras Cotia, ocorreu retirada de manilha e a limpeza no córrego da rua três. Também ocorreu manutenção dos dispositivos de drenagem na rua do Melão, no bairro Bom Jesus; e na avenida Nossa Sra. de Fátima, no bairro Pedra Azul.
Enquanto no córrego Muniz ocorre a capina manual. A limpeza do córrego atende ao Projeto “Caminho das Águas”, uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad, e a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, que tem o objetivo de realizar o desassoreamento e a recuperação dos leitos dos córregos de toda a cidade durante o período de estiagem.
No Vale das Amendoeiras, em um lado do campo do Terrestre, está sendo realizada a reconformação do talude e a construção de mureta de contenção. A intervenção está sendo executada devido ao escorregamento de um talude que comprometeu a estrutura do local. Agora, moradores terão mais segurança e conforto ao transitar pelo local.
A Operação Tapa-Buracos - OTB, atendeu cerca de cinco bairros da região, levando mais segurança e conforto aos moradores que residem ou circulam por oito vias. A OTB está programada para acontecer, ainda, em outras ruas da região: Dores do Campo (Xangri-lá), Júlio Rodrigues de Miranda (Chácara Confisco) e na rua da Neblina (Recanto da Pampulha).
Sete luminárias LED foram instaladas no Campo Sapolândia, duas na rua Ágata, no bairro Xangri-la, já a rua cinco, no bairro Nossa Senhora da Conceição, recebeu 27 luminárias LED. As luminárias de LED garantem economia no consumo de energia elétrica, são mais eficientes, têm vida útil maior e não trazem riscos à saúde já que não emitem radiação UV (ultravioleta).